Muitos alunos me perguntam sobre a importância de terem de aprender a interpretar textos.
A minha resposta é simples, quem entende o que lê está à frente dos outros em vários aspectos, como aquisição de um bom vocabulário e a capacidade de captar tanto as informações explícitas quanto as implícitas, como as críticas e as ironias veladas, escondidas no texto.
Aliás, eu sempre digo que o bom leitor é aquele que sabe ler nas entrelinhas.
A verdade é que, para compreender bem um texto, há técnicas específicas, não é só ler e pronto! Tudo já está assimilado.
Interpretar um texto vai muito além de apenas lê-lo, é necessário compreender o que se está lendo e, por isso, muitos têm dificuldade.
Alguns só percebem a importância da interpretação quando vão prestar concursos públicos, pois, muitas vezes, leem os textos, os enunciados e até as questões e não os entendem.
É isso mesmo, quando eu falo em interpretar, muitos acham que isso se refere apenas aos textos clássicos, como crônicas e artigos, mas é preciso ter em mente que até a leitura de um simples enunciado de questão requer conhecimento de vocabulário e técnicas.
É muito comum saber de casos de pessoas que não entenderam o que a banca examinadora do concurso queria em determinada questão.
As operações necessárias para interpretar bem um texto são:
a identificação e seleção das informações centrais e periféricas,
a inferência de assuntos e contextos,
as justificativas e relações entre o assunto do texto, sua finalidade e o modo como ele é escrito,
a compreensão dos elementos implícitos e
a análise dos elementos constituintes do texto.
Ou seja, não é pouco o que você deve sabe, não é mesmo?
Mas fique calmo, pois eu vou ajudar você a se transformar em um bom leitor, ainda virão muitos artigos sobre este assunto.
No entanto, saiba, antes de tudo, que, no mundo de hoje, em que temos acesso a diferentes mídias e, consequentemente, a diferentes tipos de linguagem, é necessário compreender bem os textos e relacionar os conhecimentos adquiridos.
Assim nos transformaremos em leitores competentes, poderemos nos inserir em diversas práticas sociais, usar inúmeras formas de comunicação, resolver situações-problema, captar as hipóteses e, principalmente, analisar as informações recebidas com criticidade, uma vez que você tem de saber distinguir entre notícias falsas e verdadeiras, para não se deixar enganar.
Em suma, minhas dicas são as seguintes: procure ler mais, adquira vocabulário, obtenha muito conhecimento, tenha dinamismo e curiosidade para ir além do que o texto lhe informa e comece a se transformar por meio da leitura competente.
Para começar, que tal baixar, gratuitamente, meu e-book sobre interpretação de textos ou assista ao meu vídeo no Youtube “Como compreender um texto”.
Boa leitura e bom aprendizado.
Um abraço da professora Teresa Cristina.
Comments