Se você vai prestar vestibular ou concurso público, fique atento às cinco dicas abaixo. Elas vão ajudá-lo a obter sucesso em qualquer prova de Língua Portuguesa.
É claro que cada pessoa tem estratégias próprias, mas será que elas estão dando certo?
Que tal mudar a forma de responder às questões e realmente conseguir chegar aos seus objetivos?
1- Procure informações sobre a Banca examinadora.
É fundamental que o candidato se informe sobre as tendências de perguntas que a Banca Examinadora faz para preparar-se bem e não ser surpreendido.
Cada Banca tem estilo próprio e tende a pedir determinados assuntos de forma peculiar. Por isso, o candidato, a partir do momento em que se inscrever no concurso ou vestibular, deve ler o edital para saber o que será cobrado e procurar provas anteriores elaboradas pela Banca para se familiarizar com os tipos de questões objetivas, pois algumas pedem para julgar itens em certo ou errado, outras para marcar a opção correta.
Ademais, é de suma importância saber como a instituição que elaborará as provas costuma cobrar as questões dissertativas, uma vez que há aquelas que pedem temas filosóficos, as que dão mais ênfase a temas da atualidade, outras que preferem questões discursivas com apenas vinte linhas e ainda as que dão mais importância à elaboração de estudos de caso.
Portanto, pesquise e estude já focado no estilo em que você será cobrado.
Não se esqueça de responder às provas anteriores, mas não muito antigas.
2 – Se houver redação, começar por ela.
Uma pergunta: Depois de julgar pelo menos cem itens em certo ou errado ou de marcar a resposta correta em pelo menos 80 questões, como você vai ter ”cabeça” para elaborar uma redação que realmente faça a diferença em sua pontuação? É claro que não!
Por isso, a dica mais preciosa é começar pela redação. Não se esqueça de que a redação é a responsável por grande parte das eliminações em concursos e vestibulares. Além disso, é ela que pode fazer você ficar entre os candidatos que serão chamados e os que ficarão na fila de espera.
Eu sei que a ansiedade para saber o que a Banca cobrou nas questões objetivas é muito grande, mas lembre-se de que redigir um bom texto é essencial para que você alcance seus objetivos, e isso só é conseguido quando não se está com a “cabeça fervendo”.
Alguns candidatos preferem ler antes os textos das questões objetivas para “tirar” alguma ideia deles, mas tome cuidado, pois algumas bancas costumam punir aqueles que usam essas “ideias” em seus textos. Se for o seu caso, elabore o rascunho da redação antes para não perder tempo e, se tiver de acrescentar alguma informação, adicione-a antes de passar a limpo o texto.
Cuidado com o tempo! Não deixe para escrever o texto definitivo no final, pois muitas vezes o nervosismo atrapalha. O ideal é planejar seu texto, elaborar o rascunho e, se não passar a limpo logo, procure fazer isso no meio do tempo disponível.
Lembre-se de que não há tolerância quando o tempo termina.
3 – Leia bem os enunciados para saber o que está sendo pedido.
Muitos candidatos respondem às questões sem saber o que está sendo pedido. Por isso, leia atentamente os enunciados, pois as solicitações podem ser diferentes, dependendo do verbo que a Banca Examinadora usar.
Quando for responder às questões de interpretação, lembre-se de que há demandas para que o candidato infira informações do texto, outras que indique os pressupostos e ainda há aquelas que pedem para o concorrente indicar o que depreendeu do texto. Cada um desses verbos exige um tipo diferente de resposta.
Fique atento! Muitos candidatos achavam que estavam respondendo de forma correta, quando, na verdade, não sabiam nem o que estava sendo pedido.
4 – Responda, inicialmente, todas as questões que abordem a sintaxe.
É difícil para uma professora de Língua Portuguesa falar para o candidato iniciar a prova sem ler os textos. É claro que isso não se aplica, às provas do Enem, uma vez que cada questão tem um texto específico e eles são essenciais para que o candidato chegue à resolução correta.
No entanto, a situação dos concursos e vestibulares é especial, pois o tempo é um fator primordial nessas ocasiões e há bancas que têm a tática de desestabilizar os candidatos com textos de difícil compreensão ou por meio de perguntas que os confundem na hora de responder às questões ou itens.
Por isso, inicie pelas questões que exijam os conhecimentos gramaticais, pois são de caráter objetivo. É claro que, inicialmente, você deve responder as mais fáceis e depois ir para aquelas que demandem mais raciocínio, como as que pedem a análise sintática e os tempos e modos verbais.
Lembre-se de que serão essas questões que farão a diferença em sua pontuação e consequente colocação no concurso ou vestibular.
Muitos candidatos subestimam a prova de Língua Portuguesa, deixam-na para o fim e depois são eliminados exatamente na parte de Português.
Não caia nessa!
5 – Leia os textos para responder às questões de interpretação pelo menos duas vezes.
Você já elaborou sua redação, já respondeu às questões que exigem conhecimentos gramaticais, agora chegou a hora de ler os textos para finalizar a parte de Português. Nessa hora, não se esqueça de que a maioria dos textos de provas em concursos e vestibulares exige capacidade de abstração, conhecimentos linguísticos e bom nível de informatividade, ou seja, de conhecimentos extratextuais.
Por isso, é necessário ler pelo menos duas vezes o texto para ter segurança ao indicar a resposta correta.
Nada de ler as questões antes para saber o que está sendo pedido no texto, pois você não pode perder tempo nessa hora.
Faça, inicialmente, uma leitura exploratória para saber do que trata o texto e captar o assunto principal. Depois disso, proceda a leitura analítica, parágrafo por parágrafo, para analisar as relações semânticas (de sentido) e sintáticas, que o ajudarão a entender definitivamente o texto. A leitura crítica pode ser feita ao mesmo tempo, não é necessário ler o texto três vezes, uma vez que, durante a segunda leitura, você já pode captar o posicionamento do autor sobre o assunto.
Lembre-se de que o bom leitor é o que lê nas entrelinhas, isto é, aquele que capta as críticas, as ironias e as intertextualidades que o autor porventura faça com outros textos.
Para terminar
As dicas que lhe dei são fruto de observações feitas durante anos de experiência em sala de aula.
Já soube de pessoas que deixaram para elaborar a redação no final e não deu tempo de terminar, já tive conhecimento de candidatos que perderam muito tempo para entender os textos e não conseguiram responder às questões de sintaxe por estarem desanimados.
Por isso, resolvi ajudá-lo(a) a melhorar seu desempenho nos concursos e vestibulares que prestará.
Sua história de sucesso depende de você, mas conte comigo quando precisar.
Um abraço.
Show!🎖️