Professora

Teresa Cristina

Minha origem

 

Nasci em Bacabal, Maranhão. Meu pai era funcionário do Banco da Amazônia e foi transferido para Natividade, Tocantins. Depois de dois anos, foi transferido para Brasília, onde vivo até hoje.

Em Brasília, meus pais tiveram a oportunidade de voltar a estudar, minha mãe se formou em Letras e meu pai se tornou advogado.

 

Minha mãe foi minha grande referência, ela era uma professora exemplar e muito amada pelos alunos e colegas de profissão. Foi ela que me levou a amar os livros e a Língua Portuguesa, aos 10 anos eu já havia  lido toda a coleção infantil de Monteiro Lobato e dali não parei mais, estava apaixonada pelo mundo da leitura.

Em 1984, graduei-me em   Letras Plenas, na Universidade de Brasília - UnB e não parei mais. 

Certa  do que queria para minha vida profissional, fiz muitos cursos de extensão e me especializei em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Brasília.

 

Lecionei em grandes escolas e cursinhos pré-vestibulares do Distrito Federal e fui adquirindo cada vez mais experiência.

 

Também, ministrei aulas na Academia de Polícia Militar do Distrito Federal e na UPIS, nos cursos de Economia, Contabilidade e Secretariado Executivo.

Minha missão!

Minha missão como educadora é transmitir conhecimentos de forma séria e comprometida para que a Língua Portuguesa possa ser assimilada de modo acessível, prazeroso e descontraído, deixando de ser estigmatizada como impossível de ser aprendida.

Atividades desenvolvidas

  • Formada em Letras Plenas com Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesa – UnB.

  • Pós-graduada em Língua Portuguesa – Universidade Católica de Brasília.

  • É professora, consultora empresarial e palestrante.

  • Foi coordenadora da área de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental e Médio no Colégio Mackenzie de Brasília.

  • Ministrou aulas de Língua Portuguesa na Academia da Polícia Militar do DF – Curso de Formação de Oficiais.

  • Foi professora de Redação Empresarial na UPIS – DF.

  • Ministrou cursos de Redação Oficial com atualização gramatical no Banco do Brasil, Procuradoria Geral da República, Receita Federal, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Conselho Regional de Administração - CRA-DF.

  • Ministrou cursos de atualização em Língua Portuguesa na Procuradoria Geral do Distrito Federal, no SESI/SENAI, no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco do Brasil, Infraero e Correios.

  • Ministrou curso de Redação Empresarial com atualização gramatical na FENACON.

  • ​Professora de Gramática, Literatura e Redação do ensino médio do Colégio Batista de Brasília, desde 2010.

  • É proprietária e professora do Centro de Estudos da Língua Portuguesa – CELP, inaugurado em 2005.

O Celp

 

Em 2005, abri o Centro de Estudos da Língua Portuguesa (Celp), por onde já passaram milhares de alunos.

 

Tive assim a oportunidade de elaborar uma metodologia própria na arte de ensinar a Língua Portuguesa e de encaminhar muitas pessoas à realização de seus sonhos profissionais. 

 

No Celp, o Português é ensinado do básico ao avançado, lavando o aluno a aprender sua língua nativa de forma consciente e não por um processo brusco de memorização de regras.

 

Também ministro aulas para alunos do ensino médio em escola privada.