Oi, tudo bem! Quantas vezes você ouviu alguém dizer “Primeiramente, eu vou falar desse assunto”, “Primeiramente, eu quero dizer que estou bem”?

Pois é. Será que essa palavra está sendo usada adequadamente? Você já ouviu as pessoas falarem segundamente, terceiramente, quartamente? Não, não é mesmo. E sabe por quê? Porque simplesmente não existem na norma culta. Os advérbios de modo são, geralmente, provenientes dos adjetivos, por isso “facilmente” deriva de “fácil”, “independentemente” deriva de “independente”, “corretamente” deriva de “correto” e assim por diante e “Primeiramente” deriva de quê? De um numeral?

Não se usa “primeiramente”, ainda mais para iniciar um texto.  Quando você for iniciar uma enumeração de ideias, use “Em primeiro lugar” ou simplesmente “Primeiro”, pois é muito mais elegante. Vocês sabem que a língua falada é muito diferente da língua escrita e muitas pessoas juram de pé junto que está correto falar desse jeito, porque já viram essa expressão escrita em livros, em teses de doutorado e até já ouviram muitas pessoas influentes falando assim. Mas tenha cuidado! Livre-se desse vício da linguagem e comece a falar bem. Sem Primeiramente!

Gostou de saber sobre o “tal do primeiramente”? Então, faça um comentário. Compartilhe esta publicação, tenha ótimos estudos e até mais!

Você fala a palavra “Primeiramente”?

Comentários

comentários

5 ideias sobre “Você fala a palavra “Primeiramente”?

  • 13 de dezembro de 2019 em 21:47
    Permalink

    Parabéns!!.. Tenho vontade de colocar em todas as redes sociais, espalhar para o máximo de profissionais possivel para ver se as pessoas parem de falar e escrever PRIMEIRAMENTE!!….
    É triste de ler trabalhos de mestrado,, doutorado e etc, escrevendo essa “palavra”…. Como parar isso?!!…
    Rsrs Rsrs Rsrs… Obrigada pelo post!..

  • 6 de dezembro de 2019 em 12:58
    Permalink

    Sempre que não souberem se uma palavra existe, a melhor coisa a se fazer é consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa no site da Academia Brasileira de Letras.

    http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario

    Já adianto que: (i) “primeiramente” não consta; e (ii) “elencar” consta (ao contrário do mencionado nos comentários.

  • 14 de outubro de 2019 em 12:15
    Permalink

    Comecei a pesquisar, pq eu ouvir um vendedor falando, “primeiramente gostaria de dar bom dia*, aí fiquei esperando o ” segundamente “… Rsrses

  • 28 de setembro de 2019 em 16:04
    Permalink

    A professora está corretíssima:
    1 – “Primeiro” é numeral sim. Raras vezes, a depender do contexto frasal, pode assumir a forma de adjetivo. Ex. Ele chegou (e foi o) primeiro (predicativo do sujeito).
    2 – Quando se diz “primeiramente” o falante que dar ideia de “em primeiro lugar”. Não temos circunstância e sim enumeração, portanto não se trata de advérbio.
    3 – O advérbio nasce de um adjetivo. Este qualifica um nome, aquele complementa um verbo. Portanto não se pode “criar” um advérbio oriundo de um numeral (este não admite flexão). Isso se prova quando não não se fala “segundamente” nem “terceiramente”.
    4 – Aurélio e Houaiss não são paradigmas da língua portuguesa, mas sim da “língua brasileira”. Eles não são herméticos, ou seja, admitem gírias e palavras regionais. Não são comprometidos com a nomenclatura oficial da língua portuguesa, portanto não abrigam apenas a norma culta, mas também a linguagem coloquial e mesmo a vulgar. Por isso abarcam, dentre outras, as palavras: “primeiramente”, “elencar”, dentre outras que não pertencem à norma culta.

  • 18 de setembro de 2019 em 00:41
    Permalink

    Meu cérebro bugou agora. Fiquei confusa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CONTACT US
221, Mount Olimpus, Rheasilvia, Mars,
Solar System, Milky Way Galaxy
+1 (999) 999-99-99
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3Lmdvb2dsZS5jb20vbWFwcy9lbWJlZD9wYj0hMW0xOCExbTEyITFtMyExZDYwNDQuMjc1NjM3NDU2ODA1ITJkLTczLjk4MzQ2MzY4MzI1MjA0ITNkNDAuNzU4OTkzNDExNDc4NTMhMm0zITFmMCEyZjAhM2YwITNtMiExaTEwMjQhMmk3NjghNGYxMy4xITNtMyExbTIhMXMweDAlM0EweDU1MTk0ZWM1YTFhZTA3MmUhMnNUaW1lcytTcXVhcmUhNWUwITNtMiExc2VuITJzITR2MTM5MjkwMTMxODQ2MSIgd2lkdGg9IjEwMCUiIGhlaWdodD0iMTAwJSIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6MCI+PC9pZnJhbWU+
Thank You. We will contact you as soon as possible.